A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – PR, Foi instituída por iniciativa popular e movimento das famílias dos alunos especiais que tinham que se deslocar 20 km até a cidade vizinha (Loanda) para freqüentar a Escola Especial, juntamente com o poder público, assim, deu início a instituição.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Pedro do Paraná foi fundada em 03 de junho de 1986, com a aprovação do seu estatuto no dia 04 de julho de 1986 bem como a aprovação do CNPJ.
Aos 05 de maio de 1987 houve aprovação da criação da Escola de Educação Especial Elvira Pígoli Crespilho, sendo reconhecida da lei de utilidade Pública Municipal sob Nº 004/87, em 01 de junho de 1988; Foi eleita a primeira diretoria da APAE que deu início as atividades escolares da APAE de São Pedro do Paraná.
O Prefeito Municipal em conjunto com os pais, comunidade e familiares dos excepcionais foram os que lutaram para a criação desta Entidade. Desde então a entidade destina-se a oferecer às pessoas portadoras de necessidades especiais condições adequadas para o desenvolvimento do seu potencial, proporcionando sua integração no meio social, respeitando suas limitações, oferecendo programas especiais adequados de acordo com seu interesse, necessidades e possibilidades abrangendo todos os aspectos que favoreçam o desenvolvimento global do educando.
Cumprindo determinações emanadas da Secretaria de Estado da Educação, no dia 12/11/1999 de acordo com a lei 9394/96, a escola passou a ser denominada Escola de Educação Especial Elvira Pígoli Crespilho.